sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Fazer primeiro as coisas primeiras

Este Lema nos sugere a adoção de um método muito simples, porém eficaz, de ordenarmos nossas atividades, ou a solução de nossos problemas, de forma a agirmos com equilíbrio e sensatez.

Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar. É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente. Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustração.

Contudo, se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstancias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar, num dado momento, seja pela importância de que se reveste ou pela urgência requerida. Essa é a coisa primeira. As demais, é claro, deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devam ser realizadas.

Se assim procedermos, teremos condições de não nos deixarmos perturbar, nem que sejam muitas e diversas as coisas a serem feitas, pois estaremos então tratando de fazer primeiro as coisas primeiras.

Do mesmo modo devemos procurar agir relativamente aos problemas para os quais buscamos solução.
A aplicação deste Lema em nossa vida diária resultará, sem dúvida alguma, em grande benefício para todos nós, bem como para as pessoas com as quais convivemos ou trabalhamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário