segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O caminho da recuperação

   Depois de ter lido sobre a doença de amar demais, e conhecendo mulheres parecidas em suas formas de se relacionar, talvez você tenha se convencido de que isso é uma doença.

   Qual é, então, o tratamento apropriado? Como ela começa a deixar para trás aquela série infinita de conflitos com ele, e aprende a usar suas energias para criar uma existência rica e compensadora para si? E como ela se diferencia das muitas mulheres que não se recuperam, que nunca são capazes de liberta-se do atoleiro e da desgraça de um relacionamento insatisfatório?

    Certamente não é a gravidade dos problemas que determina se uma mulher irá ou não se recuperar. Antes da recuperação, as mulheres que amam demais são semelhantes na personalidade, apesar dos detalhes específicos de cada história pessoal. Mas uma mulher que superou o comportamento de amar demais é completamente diferente de quem é do que ela antes da recuperação.

    Robin Norwood tem observado que todas as mulheres que se recuperaram tomaram certas atitudes para conseguirem isso. Através da tentativa e do erro, seguiram enfim um programa de recuperação sugerido por ela. São etapas, um processo, não um ato e as mulheres que seguirem esse programa irão melhorar.

    MADA usa DEZ ETAPAS da nossa literatura baseado no primeiro livro de Robin, e sendo um grupo de ajuda mútua, está alicerçado nos princípios de recuperação de Alcoólicos Anônimos, a célula mãe de todos os grupos existentes de ajuda mútua, princípios esses: dos Doze Passos, Doze Tradições e Doze Conceitos.

     Tais etapas são simples, mas não são fáceis: Sã todas igualmente importantes e estão na ordem mais típica, cronologicamente:

1 - Procure Ajuda;
2 - Faça da própria recuperação a prioridade principal da sua vida;
3 - Encontre um grupo de apoio formado por semelhantes que a compreendam;
4 - Desenvolva a espiritualidade através da prática diária;
5 - Para de dirigi-lo e de controla-lo;
6 - Aprenda a não se envolver em jogos;
7 - Enfrente corajosamente os próprios problemas e os próprios defeitos;
8 - Cultive em você quaisquer necessidade a serem desenvolvidas;
9 - Torne-se egoísta e 
10 - Partilhe com outras pessoas o que você experimentos e aprendeu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário