sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Negação

A negação é o campo fértil de cultivo das condutas que chamamos co-dependentes: controlar, nos concentrar nos demais e descuidarmos de nós mesmos. A enfermidade e condutas compulsivas ou adictas podem também surgir diante da negação.

A negação pode ser confusa porque se parece com dormir. Não estamos realmente conscientes do que estamos fazendo até que temos terminado de fazê-lo. Forçamos a nós mesmos – ou a qualquer outra pessoa – a enfrentar a verdade, no geral não ajuda. Não enfrentaremos os fatos até que estejamos prontos. 

Tampouco, parece, o enfrentará ninguém mais. Podemos admitir a verdade por um momento, mas não nos permitimos nos fazer saber que o sabemos até que nos sentimos suficiente a salvos, seguros e preparados para lidar com ela e superá-la.

Falar com os amigos que nos conhecem, nos amam, nos apoiam, nos encorajam e nos afirmam nos ajuda.

Ser amáveis, amorosos com nós mesmos e nos afirmar também nos ajuda. Pedirmos a nós mesmos e ao Poder Superior que nos guie para atravessar a mudança, nos ajuda.

O primeiro passo para a aceitação é a negação. O primeiro passo para superar a negação é aceitar que podemos estar em negação e logo, gentilmente, nos permitirmos a avançar.
Meu Deus, ajuda-me a me sentir suficiente a salvo e seguro hoje para aceitar o que necessito aceitar.

Retirado do Livro El Lenguaje Del Adios – Mellody Beattie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário