sábado, 15 de agosto de 2015

AFIRMAÇÕES POSITIVAS

Uma excelente forma de mudar nossos padrões de pensamentos negativos é exercitarmos a autodeclaração positiva.

Muitas dessas crenças negativas vêm da nossa infância. Muitos de nós cresceram num ambiente onde os familiares não puderam dar apoiar nem nos suprir emocionalmente como necessitávamos. Nosso convívio em relações doentias alimentaram essa carência e talvez hoje nossa auto-estima esteja muito baixa e desenvolvemos em relação à nós mesmas uma auto-crítica negativa.

No livro "Mulheres Que Amam Demais" a autora, Robin Norwood, aconselha que façamos afirmações positivas, duas vezes por dia. Durante três minutos, olhe-se no espelho enquanto diz em voz alta: "(seu nome), amo você e te aceito exatamente como você é".

Visto que uma pessoa não consegue pensar duas coisas ao mesmo tempo, fazer afirmações positivas pode servir para substituir frases negativas que pensamos à nosso respeito, trocando orações do tipo: "sou mesmo uma boba nunca vou conseguir mudar", por: "Às vezes, penso que sou uma boba, mas hoje estou acreditando que meus sentimentos são reais e têm valor". Ou: "Mesmo que pareça difícil, estou me tornando uma pessoa melhor a cada dia que passa". Mesmo que a negatividade venha de muitos anos, fazer afirmações positivas podem nos ajudar a acabar com os pensamentos e sentimentos destrutivos. Use-as também quando estiver no carro, no ônibus, exercitando-se, enfim, sempre que for possível. Esse é um exercício que pode ser feito em qualquer lugar, sob qualquer circunstância.

Crie também suas próprias declarações. À medida que vamos nos conhecendo e tomamos consciência daqueles padrões negativos com os quais estamos habituados, podemos ir criando afirmações adequadas para o nosso caso ou para um determinado momento.

Fique alerta para que essas afirmações estejam dirigidas para o seu próprio crescimento e não para alimentar a dependência do relacionamento. Não faça afirmações do tipo: " Estou certa de que eu e "ele" vamos ficar juntos".

Se você acredita num Poder Superior, em Deus ou numa Força Maior, faça-o parte de suas afirmações, como: "Deus está atuando em minha vida".

A oração da serenidade, feita pelos grupos anônimos para a abertura e o fechamento das reuniões é uma das melhores afirmações:

A ORAÇÃO DA SERENIDADE

Concedei-nos Senhor,

SERENIDADE Para aceitar as coisas que não posso modificar

CORAGEM Para modificar aquelas que posso

E SABEDORIA Para perceber a diferença


Nessa oração, bem simples, estão contidos princípios bem práticos da programação. Muitas vezes, podemos fazê-la encaixando-a em uma situação específica, um fato ou pessoa. Por exemplo: "Concedei-me Senhor, serenidade para aceitar as pessoas que eu não posso modificar; coragem para modificar em mim o que eu posso; e sabedoria para perceber essa diferença".

Podemos estar lutando internamente, não querendo aceitar uma realidade na qual não temos controle, sem forças para agirmos e modificar aquilo que é necessário. Ou quem sabe, um tanto confusos por não sabermos que caminho ou atitude devemos tomar. Fazemos, então, a oração pedindo por orientação, não importando qual seja sua crença.

Aqui estão algumas afirmações:

Mereço tudo de bom que a vida tem a oferecer.

Hoje estou livre da dor, da raiva e do medo.

Estou superando os pensamentos negativos que me limitam.

Me encontro em perfeita saúde e bem- estar.

Estou me libertando das limitações impostas por meus pais.

Estou disposta a criar idéias novas à respeito de mim mesma e de minha vida.

Todos os problemas e conflitos se vão: estou serena.

Mereço a vida, uma vida boa.

O amor está atuando em mim para me curar e me fortalecer.

A solução para cada problema vem agora. Estou livre e cheia de luz

Mereço a liberdade de ser tudo aquilo que sou capaz de ser.

Estou calma e segura.

Mereço viver comodamente e prosperar.

Esqueço toda dor do passado e saúdo a saúde, a alegria e o sucesso.

Tente enumerar os pensamentos negativos que você tem a seu respeito e crie para cada um deles uma afirmação positiva.

(Texto montado pelo grupo MADA, a partir do livro "Mulheres Que Amam Demais", de Robin Norwood, página 301).


Um comentário:

  1. Muito bom o texto.
    O principal é acreditar que é possível a mudança e que será sempre para melhor.
    Vou começar a fazer as minhas afirmações.
    Abraços!

    ResponderExcluir