sábado, 18 de julho de 2015

O caminho da recuperação

Etapa 1:

PROCURE AJUDA

O que significa?

       Pode significar descobrir onde um grupo de ajuda mutua se reúne e conseguir coragem de ir até lá. Procurar ajuda significa, basicamente, fazer algo, tomar a primeira atitude, desdobrar-se.
       É muito importante compreender que procurar ajuda não significa ameaçar o parceiro com o fato de que você pensa em fazer isso. Tal atitude é normalmente uma forma de chantageá-lo para melhorar seu comportamento, de forma que você não tenha que desmascará-lo publicamente como a pessoa terrível que ele é. Deixe-o fora disso.
       Do contrário, procurar ajuda (ou ameaçar fazê-la) não passa de mais uma tentativa de dirigi-lo e controlá-lo. Tente se lembrar você está fazendo isso por você.

O que se requer para procurar ajuda?

      Para procurar ajuda você deve, ao menos temporariamente, abandonar a ideia de que você consegue lidar com a situação sozinha. Você deve encarar a realidade que, com o tempo, as coisas ficaram piores em sua vida, não melhores, e perceber que apesar de seus maiores esforços, de toda sua força de vontade, você não é capaz de solucionar o problema.
       Isso significa que você deve reconhecer de uma vez por todas que o problema é ruim. Infelizmente, a honestidade só vem a algumas de nós quando a vida nos afeta tamanho golpe ou tamanha série de golpes, que ficamos caídas no chão, ofegantes. Uma vez que essa situação é passageira, no instante que nos recuperamos tentamos retomar de onde paramos, sendo fortes, dirigentes, controladoras, e prosseguindo sozinha. Não se satisfaça com o alivio temporário.
       Procurar ajuda não requer que você esteja disposta a acabar com seu relacionamento atual, se você está em um. Também não é exigência a qualquer época, durante o processo de recuperação. À medida que for seguindo essas etapas, de um a dez, o relacionamento cuidará de si próprio.Frequentemente querem abandonar o relacionamento antes de estarem prontas, o que significa que voltarão ao antigo ou iniciarão um novo, igualmente doentio. Estar com ele pára de ser o problema, e deixá-lo pára de ser a solução.

Porque é necessário procurar ajuda?

       Você já se esforçou o bastante, e no final nenhum dos seus esforços surtiram efeito. Apesar do alívio ocasional temporário, o quadro geral é de deterioração progressiva. A chave do mistério aqui é você provavelmente não tem ciência de como isso se tornou ruim, pois sem dúvida você possui um grande nível de negação operando em sua vida. Essa é a natureza da doença.
       Assuma como verdadeiro que sua doença está progredindo e que você necessita de tratamento adequado, pois não pode se tratar sozinha.

O que procurar ajuda implica?

       Uma das implicações mais temidas é que o relacionamento, se há algum, pode acabar. Entretanto, isso não é necessariamente verdadeiro. Se você seguir as Etapas, o relacionamento irá melhorar ou acabar. Ele e você não se manterão os mesmos.
       Outra implicação temida é que o segredo é revelado. Já que uma mulher  procurou ajuda com honestidade, raramente há arrependimento por te-lo feito, mas o medo antecipado pode ser enorme. Se os problemas vividos por essa mulher forem desagradáveis ou inconvenientes, ou gravemente danosos, colocando até a sua vida em perigo, ela pode ou não optar por procurar ajuda. É a dimensão  do medo, e as vezes do orgulho também, e não a gravidade dos problemas, que determinam a procura da ajuda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário