segunda-feira, 13 de julho de 2015

As reuniões

As reuniões deverão começar e terminar pontualmente. As que chegarem atrasadas devem se acomodar em silêncio, sem interromper a reunião.

A primeira parte da reunião é dedicada para leitura, técnicas de recuperação, baseadas na experiência pessoal (passos, tradições, lemas, livros, etc.)

A segunda parte da reunião é para dar e receber ajuda através dos depoimentos.

Quem quiser falar no grupo não deverá dar conselhos, nem fazer interpretações psicológicas. Deverá se limitar a explicar as técnicas advindas da sua própria experiência. 

Não são permitidos comentários. Nos reunimos para ajuda a nós mesmas e as demais, compartilhando nossas experiências, forças e esperança. Toda pessoa deve ter um lugar seguro em que possa falar sem receber comentários, conselhos ou críticas.

No decorrer da reunião não será permitido comer, fumar ou beber. As instalações devem receber cuidados e as cadeiras devem estar arrumadas antes e depois da reunião.

Devemos evitar falar das pessoas que são a nossa obsessão e nos concentrar em nós mesmas. Devemos também evitar culpar a nós mesmas, sentir ódio de nós mesmas ou autocompaixão, porque isso atrasa nossa recuperação. Devemos evitar fazer críticas a qualquer membro do grupo, dentro ou fora do mesmo.

Limite-se ao tema que está sendo tratado. Evite o debate e as ironias. Concentre-se no seu próprio crescimento e recuperação. Respeite a reserva do grupo, o anonimato dos membros e das pessoas as quais somos dependentes.

Quando receber ajuda não responda. Aceite aquilo que pode ajudá-la e descarte aquilo que não serve.
Não se deve dar conselhos: todas são bem vindas a partilhar suas experiências e o que as ajudou a se sentir melhor. O tratamento se baseia em espelhos e não em conselhos. Procure falar sobre você e sua recuperação: estamos reunidas com a proposta de falarmos sobre nossa forma de nos relacionar, interessadas no nosso próprio crescimento, desenvolvendo novos instrumentos para lidar com velhos problemas.

O Grupo é seu. Cuide bem dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário